PROJETO RECONSTRUINDO COM SUCESSO

DESTINADO A POTENCIAIS EMPREENDEDORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DO MARANHÃO

 1. IDENTIFICAÇÃO

O Projeto de Responsabilidade Social destinado a Potenciais Empreendedores da Construção Civil do Estado do Maranhão é baseado na idéia do Projeto RECOSNTRUIR, realizado pelo SECONCI-RJ, entendido como uma oportunidade de capacitar profissionais do setor da Construção Civil para o empreendedorismo.

2. JUSTIFICATIVA

Impulsionados pelo aumento exponencial na redução dos efetivos das empresas do setor da Construção Civil, gerado pelo cenário econômico em que atualmente vive o Brasil, o SINDUSCON-MA em parceria com o SEBRAE-MA, cientes do papel social de cada instituição e empresa envolvida no projeto, uniram-se para tornar factível o desenvolvimento de ações, denominadas aqui de soluções, que favoreçam aos trabalhadores do ramo da Construção Civil desligados de empresas, a reinserção no Mercado de Trabalho, desta vez como Empreendedores.

3. OBJETIVO

Oportunizar aos profissionais advindos da Construção Civil do Estado do Maranhão condições para o desenvolvimento do empreendedorismo, utilizando as ferramentas da Matriz de Soluções Empresariais do SEBRAE-MA.

4. PÚBLICO ALVO

Profissionais da área da Construção Civil e sua cadeia produtiva, que tenham sido desligados ou em processo de desligamento de empresas associadas ao SINDUSCON-MA.

5. PERÍODO DE EXECUÇÃO

O período de execução deste Projeto será de Janeiro a Dezembro de 2016, podendo ser modificado de comum acordo das partes, sendo vedadas modificações referentes ao seu objeto.

6. BENEFÍCIOS

Promover a capacitação de potenciais empreendedores tornando-os aptos a investir em um negócio próprio de maneira formalizada, planejada e organizada tecnicamente, estruturalmente e financeiramente, favorecendo dessa maneira o seu desempenho enquanto empresário.

7. METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO

O Projeto Reconstruindo com Sucesso visa atender ao público alvo, através da oferta de soluções desenvolvidas pelo SEBRAE-MA em parceria com o SINDUSCON-MA e que serão oferecidas de maneira gratuita aos potenciais empreendedores da Indústria da Construção Civil do Estado do Maranhão, ficando a cargo das empresas investidoras a contrapartida monetária no momento de adesão ao Projeto.

As soluções abaixo apresentadas são interdependentes, onde o ciclo completo atenderá à formação do potencial empreendedor e viabilizará o certificado do mesmo ao final, mediante 75% de presença do total de 38 horas da grade proposta.

Cada ciclo poderá ser aplicado com um número de até 40 participantes. Para o seu desenvolvimento serão utilizados meios e recursos didáticos adequados a cada momento, englobando atividades em Grupo, simulação e aulas expositivas.

Solução

Objetivo / Carga Horária

Palestra Motivacional

Objetivo: Criar condições para que o participante reflita sobre a sua importância e compreendendo os caminhos e estratégias para alcançar os resultados.

Carga Horária: 2 horas.

Palestra O Microempreendedor Individual Para Começar Bem 

Objetivo: Reconhecer os benefícios de se tornar um Microempreendedor Individual identificando os procedimentos para a formalização, bem como os produtos e serviços disponibilizados pelo SEBRAE para capacitação desse público.

Carga horária: 2 horas

Oficina SEI Empreender

Objetivo: Conhecer e adotar práticas e atitudes empreendedoras por meio da descoberta e aplicação do potencial empreendedor de cada um para o fortalecimento do negócio.

Carga horária: 4 horas.

Oficina SEI controlar meu dinheiro

Objetivo: Compreender a forma de utilização do controle de caixa no dia a dia empresarial e reconhecer a importância de elaborar e efetuar o controle diário de entradas e saídas financeiras da empresa.

Carga horária: 4 horas.

Oficina SEI Vender 

Objetivo: Conhecer os componentes de marketing: produto, ponto, preço, promoção e cliente para aplicá-los no negócio e melhorar o desempenho das vendas.

Carga horária: 4 horas.

Oficina SEI Planejar

Objetivo: Compreender o processo de organização de um negócio; conscientizar-se de que o planejamento de ações de forma ordenada e articulada contribui para o aumento das vendas de produtos e serviços com qualidade e preços atrativos; aplicar as ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho da empresa com aumento de sua competitividade, de modo sustentável.

Carga horária: 4 horas.

PLANO DE NEGÓCIO

(OFICINA)

Objetivo: Propiciar ao participante assessoria completa para abertura de um negócio, contribuindo para sua sustentabilidade no mercado, contemplando a análise do perfil empresarial e suas características, a estruturação do negócio, a análise de viabilidade, as providências legais e burocráticas para a constituição.

Carga Horária: 6 h

Curso Transforme sua Ideia em Modelo de Negócio para Começar Bem

Competências Gerais: Conhecer o conceito de Modelos de Negócios e orientar-se sobre a construção do modelo do seu negócio a partir da metodologia “O QUADRO”.

Carga horária: 12 horas

Além de:

Atendimento e Formalização de Empreendedores Individuais nos pontos de atendimento do SEBRAE.

7. DAS RESPONSABILIDADES SEBRAE-MA E SINDUSCON-MA

  • Disponibilizar facilitador credenciado nas metodologias das soluções apresentadas;
  • Disponibilizar kit de material por participante contendo pasta, bloco de anotações, caneta;
  • Disponibilizar material didático (manual do participante) e material de apoio didático (xerox, dinâmicas, etc.);
  • Emitir certificados de conclusão das soluções por participante;
  • Acompanhar e avaliar os resultados das soluções;
  • Disponibilizar equipamentos tais como datashow, notebook, quadro branco e cavalete, quando necessário;
  • Disponibilizar local para realização das soluções;
  • Disponibilizar lanche (tipo simples) para os participantes das soluções;
  • Definir o horário para realização das soluções;

8. PARCEIROS

Outros atores/parceiros além dos realizadores SINDUSCON-MA e SEBRAE-MA poderão contribuir no desenvolvimento do Projeto durante o seu andamento.

9. INVESTIMENTO

O Ciclo completo deverá ter o investimento de R$60,00 (sessenta reais) por pessoa, que deverá ser pago preferencialmente pela empresa que está demitindo.

O pagamento deverá ser efetuado através de boleto bancário emitido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão – SINDUSCON-MA