Recrutamento e seleção são temas de encontro do Sistema FIEMA

Profissionais maranhenses de RH de diversas empresas participaram do Conversando com o RH promovido pelo SISTEMA FIEMA

Mais de 60 gestores de RH de indústrias e empresas maranhenses participaram na manhã de quinta-feira (23/3), no Salão de Eventos da Casa da Indústria, do primeiro Conversando com o RH do ano, encontro promovido pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação), com a finalidade de aproximar gestores de recursos humanos, estabelecendo um espaço para troca de informações e capacitação, a fim de contribuir para o aumento da competitividade das empresas.

Nesta edição, o tema foi “Recrutamento e Seleção”, que foi explanado pelo consultor e prof. Júlio César Maciel, mestre em Administração pela FGV-Fundação Getúlio Vargas (RJ), administrador e psicólogo organizacional, especialista em jogos empresariais e consultor na área de desenhos de processos e perfis de atendimento ao cliente, vendas e gestão de pessoas.

Conversando com o RH promovido pelo Sistema FIEMA reuniu diversos profissinais maranhenses de empresas dos mais diversos portes

A ação foi aberta com um café da manhã, seguido pela fala do superintendente do IEL e diretor regional do SENAI, Marco Antonio Moura da Silva que saudou todos os convidados de recursos humanos. “O país já apresenta em alguns setores e indicadores sócios econômicos uma breve retomada, mas todos sabem que não é tão rápida. Há uma subjetividade nesse aspecto e nessa velocidade. Porém existe um fato que é linear a todos os segmentos, os desafios que o país nos apresenta nessa temporada serão principalmente focados em pessoas. O grande desafio é que muitos profissionais ainda não entenderam que, a exemplo de uma pesquisa feita pela CNI em 11 países nos últimos 10 anos, o profissional brasileiro aumentou sua produtividade em apenas 0,6%, enquanto que o americano aumentou para 4%. As empresas precisam de pessoas cada vez mais produtivas e que reduzam cada vez mais os custos, que tenham mais qualidade e a relação custo x produtividade seja mais produtiva. A exigência de mudança e a adequabilidade ao novo ambiente de trabalho vão exigir de todos os profissionais uma dinâmica muito maior e ai cabem a nós tentar abrir a cabeça das pessoas”, afirmou Moura que também é superintendente corporativo do Sistema FIEMA.

“A ideia é de fato compartilhar conhecimento e informações. A gente está diretamente ligado ao mercado. Diante do cenário atual no qual há uma oferta muito grande de mão de obra e escassez de vaga e de trabalho, devemos estar atento para que o que estamos apresentando esteja de acordo com as expectativas dos candidatos. Hoje nos deparamos com uma realidade diferente, gente que está tentando regressar ao mercado de trabalho, que tinha um salário de seis mil e está disposto a ganhar três. Em seleção, a gente não escolhe o melhor candidato, mas o melhor para o cargo. A seleção hoje pede um outro olhar e essa oportunidade aqui é importante. O Sistema FIEMA está de parabéns pela proposta”, enfatizou o consultor e prof. Júlio César Maciel.

Para a gerente de RH da ALUMAR, Teresa Cavalca, que já participou de outra edição da ação, o momento é de troca de experiências.  “Acho que esse fórum é muito produtivo. É o segundo que eu venho e acho que traz algo comum, apesar das empresas serem de tamanhos diferentes, a realidade do RH é muito parecida. É super válido, agrega conhecimento, além do networking de conhecer as pessoas de outras empresas”.

“O encontro foi muito importante porque a gente precisa conhecer melhor os procedimentos, como recrutar e selecionar, ainda mais com a situação do país um pouco difícil, temos dificuldade de encontrar pessoas compatíveis para os cargos que as empresas exigem, muito desempregados, mas poucas pessoas qualificadas”, ressaltou a supervisora de RH da Moinhos Cruzeiro do Sul, Norma Maria de Castro.

  

 Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA